Wednesday, January 12, 2011
Expansão da rede escolar, hospitais e energia: Bispos católicos encorajam Governo
Em comunicado tornado público esta semana, a Conferência Episcopal de Moçambique diz ser notória a preocupação do Estado em melhorar as vias de comunicação, incluindo a reabilitação de pontes.
“São todos passos importantes, porque significam o alívio da pobreza e meio caminho andado rumo ao desenvolvimento. Saudamos e encorajamos a sua continuação,” diz o comunicado reconhecendo, porém, que “ainda estamos longe do mínimo desejável”.
Num outro desenvolvimento, os religiosos apelam aos políticos para que invertam o cenário e reconheçam que a revisão da Constituição da República, a decorrer em breve, constitui “um momento e um exercício delicado”.
Refira-se que o partido Frelimo, no poder em Moçambique, defende a revisão da Constituição da República como imperativo nacional visando o aprimoramento e a consolidação da actual ordem constitucional.
“Acreditamos, no entanto, que a maturidade e a honestidade dos políticos prevaleçam e façam desse exercício uma oportunidade para Moçambique dar um verdadeiro exemplo de democracia”, diz o comunicado.
Porém, afirmam os bispos, “se houver alguma tentação para o contrário, que a experiência do monopartidarismo no passado persuada todos os políticos a desistirem dos seus maus intentos”.
Adiante, os bispos católicos alertam para um o eventual regresso ao monopartidarismo, mas não dão indicações claras do que está a acontecer nesse sentido. Falam do tráfico de pessoas e de órgãos humanos e manifestam a sua preocupação pelo fenómeno que alegadamente põe em perigo a vida da população.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Artigo tendencioso do Jornal Notícias. O que essencialmente os bispos em Nampula só se pode ler noutros jornais. "Há tendências de retorno ao mono-partidarismo em Moçambique". isto foi escrito no O País, CanalMoz, Média Fax. Correio da Manhã e Voz da América.
Escute Dom Lúcio Muandula aqui
Post a Comment