Wednesday, March 2, 2011
Porto de Maputo expande terminais de carvão e de contentores
Companhia para o Desenvolvimento do Porto de Maputo, que é detida pela Grindrod e pela DP World, irá investir 750 milhões USD no aumento da capacidade do terminal de carvão de Maputo para 48 milhões de toneladas/ano
O grupo sul-africano de navegação e logística, Grindrod, concessionário de grande parte das divisões comerciais do porto de Maputo, anunciou em Joanesburgo que vai avançar com a expansão dos terminais de carvão e contentores.
Segundo a Agência Lusa, a Companhia para o Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), que é detida pela Grindrod e pela DP World, irá investir 750 milhões USD no aumento da capacidade do terminal de carvão de Maputo para 48 milhões de toneladas/ano em 2033, anunciou o director-executivo da Grindrod Alan Olivier.
Aquele responsável anunciou ainda que a dragagem do porto da capital moçambicana, que aumentou a sua profundidade dos 9,4 para os 11 metros, foi concluída em Janeiro, estando a conclusão das obras de expansão do terminal de contentores prevista para o quarto trimestre deste ano.
Olivier salientou na ocasião a importância crescente do porto de Maputo para os exportadores de carvão e outras mercadorias da África do Sul, uma vez que tem uma localização estrategicamente importante relativamente às províncias de Gauteng e Mpumalanga, onde se situam muitas das minas de carvão e grande parte do parque industrial e agropecuário do país.
O País
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