Sim, apesar do longo percurso da história política Moçambicana, o povo Moçambicano junto com seu governo podem se destacar como um dos países Africanos com uma democracia progressiva.Alías , Moçambique sempre foi um país democratico desde a fundaçao do Movimneto Revolucuionario que levou a sua independencia Nacional em 1975 livrando do colonialismo Portugês.
A historia da democracia Moçambicana nao começa com a rebeiliao do movimento da Resistencoa Nacional Moçambicana, Renamo. Assim com uma análize e com valorizaçao dos aspectos históricos anterior pode-se concluir que a Democracia Moçambicana começou quando os Moçambicanos de diversas formaçoes políticas e provenientes de diferente regiões do país aceitaram se juntar e formar um e uníco movimento que viria a derrubar o sistema colonalista Português.
Entretanto, houve uma queda daquilo que viria a ser a victória total democratica do povo Moçambicano e isso foi devido do pensar daqueles que o interesse pela independencia nacional passava de ser um simples aproiveito para interesses pessoais e regionais. Esse tipo de pessoas estableceram um sistema que viria dividir o povo Moçambicano psicologimante apesar de establecerem o total controle que era exercito atravez de ideologias de um governo baseado no paroquialismo e do sistema socialista utópico. Esses individuos estableceram um ambiente Moçambicentrico, acreditando que apenas uma população de uma certa região sobrtetudo Sul é que tinha qualidades absolutas e especias para governar o país excluindo dessa maneira os outros Moçambicanos das fileiras governativas.Isso tambm levou a criaçao de zonas de rebliões e contra governo nomeadamente nas cidades Portuaárias do centro e norte de Moçambique, Beira e Nacala respectivamente.
Foi esse problema de Moçambicentrico que originou a RENAMO. Exclusão política, economica e social. Foi precisamente atravez da exclusão política que causou a destrução da unidade e a democracia fundada pelos camaradas da verdadeira FRELIMO.
Porêm, com a insurgencia da RENAMO com a clamaçao de democracia para Moçambique, este partido ganhou espaço em como foi ele que teria trazido a democracia em Moçambique. Claro que essa clamação foi bem ganha devido a falta de prática de dmocracia pelo governo no poder.
Contudo, hoje Moçambique está caminhando num bom rumo. Ate os Angolanos,Zimbabweanos e outros povos na regiaão subsahariana olham Moçambique como um país exemplar na implementaçao de mudanças democráticas. Porquê? Isto porque Moçambique e os seus líderes aceitaram aquilo que outros líderes Africanos consideram ser uma ameaça, " MUDANÇA". Moçambique abraçou a mudança e aceitou ariscar.
A reforma ecoonomica implementada pelo ex-Presidente Joaquim chissano foi um dos elementos chaves dessa mudança. E o anuncio do mesmo Presidente que ele não iria concorrer para as Presidencias num seu terceiro mandato foi um dos elementos da vitória democratica em Moçambique. tambêm nao se pode esquecer a implementação das autarquias que reforçou o poder democratico em Moçambique.
Mesmo assim, em Moçambique ainda falta muito por abraçar. Ainda existe uma ressistência de mudanças. Existem ainda áreas chaves onde Moçambique continua resistente. Isto tudo deve-se ao seu atraso educacional,pois para uma ambla compreênção sobre a política e suas caracteristicas e beneficios depende do nível educacional da população.
Actualmente em Moçambique, com o aumento significativo de nível educacional em todas as regiões do país pode se observar uma contribuição massiva do popular na política.
Com este crescimento educacional e o esforço que o governo tem empenhado nas reformas economicas e assim como políticas pode se garantir que Moçambique vencerá o medo, e poderá vir ser um país exemplar na implementação duma democracia progressiva em África. A sua estabilidade, situação estrategica e geografica poderá ajudar Moçambique a brilhar, mas isso dependerá muito mais da vontade dos dirigentes no poder, partitos opositores e a população em geral aceitar mudanças requeridas para uma democracia melhor e verdadeira. Uma das formas de fazer isso, é permitir a eleiçlão dos governadores pelo povo nas provincias, A implementação do Federalimo com sistema de presidencialista e onde o poder executivo deverá mais depender ao poder legislativo é essential.
Voz de Nampula.
No comments:
Post a Comment