BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, May 29, 2009

Maria Moreno escreve a Afonso Dhlakama

Maria Moreno escreve a Afonso Dhlakama


CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA RENAMO

por Maria Moreno

Exmo. Senhor
Presidente do Partido RENAMO
Excelência.

Escrevo-lhe, Senhor Presidente, porque não é bom que eu me afaste sem uma palavra, uma explicação – depois de tantos anos de convívio, em que o senhor representou uma boa parte da nossa Esperança colectiva, depois de tantos anos juntos “na trincheira” pela liberdade, pela Democracia.
Os moçambicanos sonharam com a Independência, nutriram esse sonho, essa Esperança e alcançaram-na. Nós estávamos lá. Depois veio a guerra, por causa da Esperança (sempre por causa dela), essa Esperança que se recusa a morrer – dizia eu, veio a guerra. A guerra ainda tão recente, mas também e, felizmente, atirada para a história, para o passado, para uma gaveta que nunca mais quereremos reabrir – é bom que não queiramos reabrir.
Senhor Presidente, depois veio a guerra, qual filme de Akiro Kurosava, o Senhor Presidente era o senhor da guerra – majestoso, imparável. Dos relatos, contos e ditos, o senhor era o grande comandante.
Senhor Presidente, depois veio a PAZ – o abraço em Roma, depois de tantos avanços e recuos (espero que alguém um dia escreva a saga da assinatura do Acordo Geral de Paz – AGP – uma pequena sigla, não é?). Depois, Senhor Presidente, veio o AGP. Aí sim, o AGP foi para todos os moçambicanos e amigos de Moçambique um alívio, um renascer da Esperança (outra vez a Esperança!) Mas que Povo é este que precisa de esperança como de “pão para a boca”, como de ar para respirar? É o Povo Moçambicano do Rovuma ao Maputo que sabe que tem um enorme potencial, que sabe que este País é viável e que a sua fé e esperança não são vãs.
Depois veio, Senhor Presidente, a implementação do AGP – o tal da pequena sigla, mas de grandes repercussões em nossas vidas -, com pleitos eleitorais perdidos de forma difícil de entender, prisões e mortes. E fomos ficando parados no tempo, estáticos, ultrapassados.
Escrevo-lhe, Senhor Presidente, para lhe dizer que não conte mais comigo nas fileiras da RENAMO, me desligo do Partido. Por causa da Esperança que nunca perco, me desligo do Partido.
Agradeço-lhe o ter-me confiado a direcção da Bancada Parlamentar da RENAMO-União Eleitoral, onde dei o melhor de mim para que todos se sentissem com direito à visibilidade que é a arena dos politicos e para que o nome da RENAMO soasse alto.
Talvez o Senhor não saiba, mas contraí uma dívida na BRUE – trinta mil meticais - para preparar a campanha eleitoral das Autárquicas de Novembro de 2008, para acrescentar aos outros trinta mil que Vossa Excelência me enviou e a mais duas centenas de milhar de Metical que pude investir naquele esforço. Não gostaria de manter-me endividada por muito tempo, por isso, honrarei meu compromisso de devolver a quantia solicitada à Bancada.
Escrevo-lhe esta carta em memória da minha mãe que sempre me incentivou para a luta, em honra de meu pai que não desistiu de lutar e por respeito a tantos compatriotas que não perderam a Esperança.

Termino, desejando muita saúde para si e a Familia.

Maputo, aos 28 de Maio de 2009

Fonte: Canal de Mocambique

Publicada por Reflectindo em 12:11 AM

Sunday, May 24, 2009

Mozambique’s new $5bn oil refinery project still going ahead

By: Chanel Pringle
22nd May 2009


Plans to build a $5-billion oil refinery in Mozambique’s Nampula province were continuing, US firm Ayr Logistics president Philip Harris confirmed to Engineering News Online on Friday.

This followed earlier media reports that a South African investor had pulled out of the project and thereby forced it to come to a halt.

Agence France-Presse had quoted the Mozambican Noticias newspaper as saying that the economic crisis had prompted South African construction firm Group Five to withdraw from the project.

However, Harris said the project was “absolutely” going ahead, adding that the company was finalising all matters in preparation for the start of the project.

He said that its prime contractor, Group Five, was currently in the process of determining which company it would use to undertake the technical design of the project.

The proposed refinery was expected to produce 300 000 bbl/d of refined fuel when it was brought into operation in 2015.

End Quote:

Friday, May 22, 2009

A REFINARIA DE NACALA_A_VELHA





E' verdade que as noticias em torno do estado de connstrucao da refinaria de Nacala-a- Velha sao desencourajadoras. Porem, a verdade e' que estas noticias nao sao originadas ou provenientes do proprietario do projecto AYR LOGISTICS LIMITED, INC cuja a sede se localiza em Rockwall localizado nos aredores da cidade de Dallas no estatdo de Texas nos EUA. As intidades muito proximas da Ayr Logisticas limitada nos Estados Unidos e tambem com raises em Mocambique puderam contactar o Presidente e Admnistrator geral da empresa AYR para se inteirar muito bem da verdade em volta da noticia publicada no dia 22 do mes currente no site do jornal "Imensis" com o titulo " Instalação de refinaria projectada para Nampula refém da crise económica 2009/05/22" e o Presidente da AYR explicou que as tais noticias nao constituiam uma verdade mas sim pura simplesmente uma mentira sem bases.

Conforme a esplicacao do senhor Philip harris, Presidente da Ayr logistica, o groupo Five nao e' e nunca foi um parceiro em termos financeiros apar envistir no projecto mas sim uma empresa contractada para construir o projecto. O presidente da AYR logistica Limitada reiterou a sua confianca de que o projecto de Nacala-a-Velga vera' a luz e os trabahlohs poderao iniciar logo que os processos de tranferencias de fundos sejam completados.Neste momento esta se fazer um trabalho muito fervente para que a situacao de envestimento deste projecto seja completado no muito sedo possivel.

Nao esxiste ate ja' nenhuma noticia e nem se quer um comunicado da Ayr logistica limitada que o menciona a desistencia do projecto em Nacala-a-Velha.

Countudo e' certo que existiu um atraso do inicio das actividades de construcao do projecto devido os arranjos financeiros necessarios para o projecto em causa mas tambem deve comprerender que se trata de um projecto $5 Bilioes.

O povo de Mocambique em particular o de Nacala em Nampula ja' tem estado a perder a esperanca devido o atraso do comeco do projecto. A verdade e': Nao fiquem desanimados e que o projecto da refinaria de Nacala-a- Velga sera' uma verdade e no's todos trabalheremos juntos na construcao do projecto em causa para o bem estar economico e social do nosso povo Mocambicano.

Paz!