BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, December 18, 2008

MONOPARTIDARISMO E O ESPIRITO ANTIDEMOCRATICO

Mocambique e outros paises da mae Africa estao apostados na montagem dum sistema onde o governo no poder possa manter o poder politico a todo custo e para sempre.
O sistema do partido unico aplicado por Mocambique em particular e' enriquecida pela desactualizacao e desinformacao da populacao Mocambicana sobre como os poderes funcionam. Assim, a Frelimo e os seus dirigentes celebram por este problema politico psicologico do povo Mocambicano.

A frelimo esquece ou nao sabe que o termo democracia refere a um sistema politico onde o povo e' que tem o poder. O povo escolhe os seus representates para dirigirem, administrarem os seus intereses mas que esses interesses nao pertencem aos dirigentes ou partidos escolhidos mas sim pertencem ao povo.

Em primeiro lugar a maioria do povo Mocambicano ate' aqui acha e pensa que eles tem so o direito e o poder de votar mas nada lhes pertencem. Entao se tudo pertence a Frelimo; Ministerios e seus funcionarios, infrastructuras do pais e incluindo o poder de decisao do que deve ser e do nao deve, onde esta' a dita democracia em Mocambique?

Por causa desta atitude que ate se pode considerar como uma doenca politica pode se notar que a composicao de simpatizantes dos partidos e' baseada nas condicoes economicas e localizao geografica da populacaoa. Os pobres e nao estudiosos inclinam a oposicao Porque pensam que atravez da oposicao serao capaz de ter agua potavel um dia. Os estudiosos chamados de intiligentes e a maioria doe residentes das urbes inclinam-se a Frelimo, esses convencem-se que tudo o que tem e por causa da Frelimo e se um dia a Frelimo perder o poder perderao tudo. E' Assim em Mocambique, os que tem nao tentam ajudar aqueles que nao tem atraves de uma educacao politica que um dia poderia lhes ajudar a ter.
O exemplo concreto e dos funcionarios dos servicos publicos, professores, trabalhadores das companhias de communicacoes, eletricidade e mais outros e quase todos funcionarios publicos Mocambicanos na maioria deles clamam serem membros da Frelimo porque pensam que o dinheiro que lhes e' pago vem da Frelimo e nao e' do povo e os governantes da Frelimo gostam esta atitude e forma de pensar do seu povo.

Nao existem esforcoe de educar o povo sobre o significado da democracia. O governo no poder utiliza tacticas de intimidacoes economicas durante as eleicoes para que os seus candidatos possam ser eleitos. Por example, eles dizem as palavras tais como: "Se votar o Issufo o candidato da Frelimo para o Municipio de Nacala, a Frelimo vai construir a refinaria de petroleo em Nacala-a - Velha. Quidadinhos, que plitica e' essa? O povo nao pode merecer duma ameaca psicologica.

O povo deve ser livre. Os servicos que cada governo or partido eleito promove e presta ao povo e' um dever deles e responsabilidades dadas pelo seu povo.

Em principio, o governo no poder nao podia evidar informar ao povo que tudo o que o governo da Frelimo or de qualquer partido no poder tem a posse nao pertence ao governo no poder or partido mas sim ao povo Mocambicano. Dai o povo tem direito de escolher a quem eles querem que lhes possa dirigir. O Ministerio da educacao nao pertence a Frelimo mas sim esta e' uma propriedade de servicos pertencente ao povo Mocambicano e que esta' sendo operada pelo governo formado pelos agentes da Frelimo cujas as responsabilidades lhes foram dados pelo povo para formar os jovens que eventualmente poderao servir ao pais.

A eletricidade de Cahora Bassa nao pertenece a Frelimo mas sim ao povo. O que os politicos devem fazer e' apresentar os seus planos estrategicos ao povo informado de como esses planos serao executatdos. Por example, " se votarem, eu como o vosso Presidente do municipio e com a vossa ajuda construiremos a ponte de transporte que liga de Nacala porto a Nacala a Velha.Nao so isso, ele o candidato teria que explicar onde ele vai adquirir os fundos que facilitarao a contstrucao da tal ponte prometiada. Nao basta dizer, " Se me votarem a refinaria de Petroleo vai ser construida em Nacala".

Olha camarada! Quem vai construir a refinaria e' voce e uma intidade independente?

O partidarismo e' demais em Mocambique ate que acham donos de tudo.

Este tipo de politica deve acabar!

Obrigado.
Raul Novinte



Obrigado